domingo, 17 de julho de 2011

Leitura - Paulo Freire - Pedagogia da Autonomia (5)

Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996. 148p.
.
ENSINAR EXIGE CRITICIDADE
.
Há uma superação, e não uma ruptura, quando a curiosidade ingênua se criticiza.
.
A curiosidade ingênua que está associada ao saber do senso comum é a mesma curiosidade que, criticizando-se, aproximando-se de forma cada vez mais metodicamente rigorosa do objeto cognoscível, se torna curiosidade epistemológica. Muda de qualidade mas não de essência.
.
Não haveria criatividade sem a curiosidade que nos move e que nos põe pacientemente impacientes diante do mundo que não fizemos, acrescentando a ele algo que fazemos.
.
A promoção da ingenuidade para a criticidade não se dá automaticamente, uma das tarefas precípuas da prática educativo-progressista é exatamente o desenvolvimento da curiosidade crítica, insatisfeita, indócil.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário