Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996. 148p.
.
ENSINAR EXIGE RESPEITO AOS SABERES DOS EDUCANDOS
.
Pensar certo coloca ao professor e à escola o dever de não só respeitar os saberes com que os educandos chegam a ela mas também discutir com os alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação com o ensino dos conteúdos.
.
Por que não discutir com os alunos a realidade concreta a que se deva associar a disciplina cujo conteúdo se ensina?
Por que não estabelecer uma "intimidade" entre os saberes curriculares fundamentais aos alunos e a experiência social que eles têm como indivíduos?
.
Um educador reacionariamente pragmático diria que a escola não tem nada que ver com isso. A escola não é partido. Ela tem que ensinar os conteúdos, transferi-los aos alunos. Aprendidos, estes operam por si mesmos.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário