domingo, 17 de julho de 2011

Leitura - Paulo Freire - Pedagogia da Autonomia (7)

Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996. 148p.
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ENSINAR EXIGE A CORPOREIRIFICAÇÃO DAS PALAVRAS PELO EXEMPLO
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As palavras a que falta a corporeidade do exemplo pouco ou quase nada valem. Pensar certo é fazer certo.
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Não há pensar certo fora de uma prática testemunhal que o re-diz em lugar de desdizê-lo.
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Não é possível ao professor pensar que pensa certo mas ao mesmo tempo perguntar ao aluno se "sabe com quem está falando".
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O clima de quem pensa certo é o de quem busca seriamente a segurança na argumentação, é o de quem, discordando do seu oponente, não tem por que contra ele ou contra ela nutri uma raiva desmedida, bem maior, às vezes, do que a razão mesma da discordância.
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Faz parte do pensar certo o gosto da generosidade que, não negando a quem tem o direito à raiva, a distingue da raivosidade irrefreada.
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E você que me está lendo agora neste blog, gostaria de seu comentário. Porque estou te vendo, mas não estou te lendo. Gostaria de ler o que pensa.

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